Criador de estilo para template do site.

Você está vendo uma versão desatualizada do site IFRS POA.

Clique aqui para visualizar o site novo.

Segunda turma do Mestrado Profissional em Informática na Educação do campus participa de aula inaugural

Na tarde quarta-feira, 24 de agosto, foi realizada a aula inaugural da segunda turma do curso de pós-graduação stricto sensu – Mestrado Profissional em Informática na Educação do IFRS – Campus Porto Alegre. Os vinte novos alunos, ingressantes no semestre 2016/2, participaram de uma palestra no auditório da Torre Sul (11º andar) do campus, ministrada pela professora Adriana Justin Cerveira Kampff, doutora em Informática na Educação pela UFRGS (2009).

Na abertura da aula, antes da palestra, o coordenador do mestrado, professor André Peres, conversou com os novos mestrandos sobre a estrutura e funcionamento do curso, que envolve a interdisciplinaridade das áreas da informática e da educação. Ele explicou como será o percurso durante os próximos dois anos deles, após a realização das disciplinas obrigatórias e da elaboração da dissertação final, frente ao desafio de mesclar as áreas e que deverá resultar no desenvolvimento de um produto inovador. Levando em consideração que a Informática na Educação é um campo repleto de oportunidades para pesquisa e geração de produtos inovadores para educação.

“Por ser um mestrado profissional, vocês têm que propor um produto no final de tudo isso, que possa ser aplicado para a educação usando tecnologia. Seja esse produto uma política de uso de tecnologia; seja um objeto; seja uma técnica. Algo que não fique só no campo das ideias, mas que possa ser efetivamente aplicado numa instituição de ensino, escola, organização governamental, ou onde for”, colocou Peres.

Assim como foi com a professora Adriana, que desenvolveu, a partir de sua pesquisa no doutorado, um produto tecnológico utilizado para a educação, fator que motivou o convite feito a ela para falar aos alunos, trazendo sua experiência.

Dentro desse panorama, servindo como exemplo para os futuros mestres em Informática na Educação, a palestrante convidada apresentou a pesquisa desenvolvida por ela na área de Mineração de Dados e sua utilização para geração de alertas como suporte à mediação do professor no acompanhamento de estudantes na modalidade de Educação a Distância (EaD), com o intuito de reduzir os índices de evasão e reprovação. A pesquisa trouxe dados promissores e gerou um produto com resultados positivos na gestão da evasão no Ensino Superior.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Porto Alegre

Rua Cel. Vicente, 281 | Bairro Centro Histórico | CEP 90.030-041 | Porto Alegre/RS

E-mail: gabinete@poa.ifrs.edu.br | Telefone: (51) 3930-6002