Criador de estilo para template do site.

Você está vendo uma versão desatualizada do site IFRS POA.

Clique aqui para visualizar o site novo.

Mobilização em defesa da Educação Pública e dos Institutos Federais no Campus Porto Alegre

Na última quinta-feira, 29/9, ocorreu no IFRS – Campus Porto Alegre um conjunto de atividades em prol do Dia Nacional em Defesa da Educação Pública e dos Institutos Federais. Na parte da manhã, a comunidade acadêmica se reuniu em um seminário para discutir a Medida Provisória nº 746 (MP-746), registrando, entre outros aspectos, o grande impacto que tal medida trará sobre a organização da Educação Básica de nível médio, alterando sua estrutura curricular, sua carga horária anual e as atribuições e competências para a profissão docente. Foi ressaltada ainda a inexistência de diálogo com a sociedade na proposição da mesma. Os presentes, estudantes e servidores, encaminharam a necessidade de continuidade na mobilização para melhor divulgar os documentos junto à comunidade interna do campus.

Na parte da noite, foi realizada uma mesa de debates, formada por representantes dos três segmentos da comunidade acadêmica do Campus. Estes problematizaram e discutiram, junto com os presentes, as reformas federais em curso, com destaque àquelas que atingem de modo especial a educação pública e a rede federal técnica e tecnológica.

Iniciando com a leitura da “Carta de Vitória”, documento produzido e aprovado na 40ª Reunião de Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec), a atividade prosseguiu com a exposição do conteúdo relativo a dois textos legais que alteram a estrutura e o financiamento da educação: 1) a Medida Provisória nº 746 (MP-746), e 2) o Projeto de Emenda Constitucional nº 241 (PEC 241), que impõe limites às despesas primárias da União, afetando drasticamente os investimentos na área da educação, dentre outras.

Após a explanação inicial dos presentes na mesa, foi aberta a seção de debates com o público. Com o auditório lotado de estudantes e servidores, foram feitas contribuições que denunciaram as medidas impositivas e regressivas do governo federal, que irão afetar a organização, o funcionamento e a qualidade dos serviços públicos e que criam uma insegurança generalizada acerca do futuro da educação pública, de modo geral, e dos Institutos Federais em particular. Após o ciclo de discussão, alguns encaminhamentos foram feitos:

1) Unir as forças políticas, sociais e pedagógicas da comunidade para somar esforços e impedir o processo de precarização da educação pública;
2) Levar a discussão ao Conselho do Campus para que o mesmo apresente um posicionamento representativo da comunidade acadêmica do campus;
3) Ampliar o conhecimento e o debate por parte da comunidade acadêmica sobre as medidas que alteram o funcionamento e o investimento na Educação, em especial a MP-746 e a PEC-241;
4) Estabelecer o Comitê de Mobilização do IFRS – Campus Porto Alegre, composto pelos segmentos representativos da comunidade acadêmica, que terá como objetivo organizar e ampliar este debate;
5) Organizar um dia de mobilização para 05/10.

Como resultado destes encaminhamentos, o Comitê de Mobilização do IFRS – Campus Porto Alegre convida a todas e todos a participarem, nesta quarta-feira, dia 05/10/2016, do “Dia de Mobilização em Defesa da Educação Pública e dos Institutos Federais: Que Educação Queremos? Que Reformas (Não) Precisamos?”.
Manhã: 9h30min – Átrio;
Tarde: 13h30min – Auditório do Térreo;
Noite: 19h – Átrio.
Contamos com a presença e a participação de todos!

Comitê de Mobilização do IFRS – Campus Porto Alegre
Grêmio Estudantil do IFRS – Campus Porto Alegre
ADUFGRS
ASSUFRGS