Criador de estilo para template do site.

Você está vendo uma versão desatualizada do site IFRS POA.

Clique aqui para visualizar o site novo.

I Encontro de Leitura Inclusiva e diversas atividades marcam a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência no campus

De 22 a 26 de agosto o IFRS – Campus Porto Alegre contou com uma programação especial de atividades em alusão à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência. Promovida pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) do campus, a agenda incluiu oficinas de Libras, Mobilidade e Deslocamento (cegos), Produção de Material em Braille, além de bate-papos sobre Pessoas com Deficiência e o Mercado de Trabalho e Ferramentas de Inclusão em Educação, com participação aberta à toda a comunidade acadêmica.

Um dos destaques do eventos programados foi o I Encontro de Leitura Inclusiva, realizado na quinta-feira, dia 25 agosto. Organizado pelo Grupo Interinstitucional de Pesquisa LEIA: leitura, informação e acessibilidade, do IFRS e da UFRGS, foi uma iniciativa da Rede de Leitura Inclusiva no Rio Grande do Sul (GT-RS POA), criada pelo LEIA, juntamente com o Conselho Regional de Biblioteconomia (CRB10), o Conselho Municipal do Livro e da Leitura, entre outras instituições, a partir de uma parceria com a Fundação Dorina Nowill (FDN), de São Paulo. O evento contou com a presença de Perla Assunção, representante da Fundação Dorina Nowill.

O encontro teve como objetivo ser um chamamento para que a sociedade e as Instituições que recebem acervos da FDN unam-se ao grupo na construção uma grande rede de ações em prol das pessoas com deficiência para acesso ao livro, leitura, literatura e bibliotecas e um estímulo para que desenvolvam ações de inclusão.

Estudantes de Biblioteconomia do IFRS e da UFRGS, estudantes de outros Cursos e Instituições, bibliotecários, técnicos em Biblioteconomia, professores, técnicos, mediadores de leitura, pessoas com deficiência, representantes de Instituições parceiras e comunidade em geral, puderam assistir palestras, na parte da manhã, e participar de oficinas, no turno da tarde.

A mesa de abertura do encontro, no início da manhã, contou com a presença do Diretor Geral do IFRS – Campus Porto Alegre, Marcelo Schmitt, da representante da Fundação Dorina Nowill, Perla Assunção; do Presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia (CRB10), Alexsander Ribeiro; do Chefe Substituto do Departamento de Ciências da Informação da FABICO/UFRGS, Valdir José Morigi; do Coordenador do Curso de Biblioteconomia da FABICO/UFRGS, Rodrigo Silva Caxias de Sousa; e da Coordenadora do Curso Técnico em Biblioteconomia do IFRS – Campus Porto Alegre, professora Lizandra Brasil Estabel.

Após a abertura oficial, deu-se início às palestras, que prosseguiram abordando temas como Rede Nacional de Leitura Inclusiva: perspectivas e desafios; rede de leitura inclusiva GT-RS POA: primeiros passos da construção; desafios no acesso à cultura por pessoas com deficiência; leitura inclusiva: surdos, surdocegos e línguas de sinais; e leitura inclusiva e os cegos.

Na parte da tarde, os participantes puderam se inscrever e realizar as oficinas A Inclusão dos Cegos e as Tecnologias; Contação de Histórias e audiodescrição; Língua Brasileira de Sinais: que língua é essa?; Mediação da Leitura: afetos e fazeres; BiblioPetTerapia; e Re-pensar o Conto (com a mala mágica e seus mistérios).

Além disso, durante o evento, esteve exposta no átrio do campus uma bicicloteca (bicicleta + biblioteca), disponível para ser acessada pelo público que circulava pelo local.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Porto Alegre

Rua Cel. Vicente, 281 | Bairro Centro Histórico | CEP 90.030-041 | Porto Alegre/RS

E-mail: gabinete@poa.ifrs.edu.br | Telefone: (51) 3930-6002