Criador de estilo para template do site.

Você está vendo uma versão desatualizada do site IFRS POA.

Clique aqui para visualizar o site novo.

Estudante do Campus Porto Alegre recebe Prêmio Jovem Cientista da Assembleia Legislativa

A aluna do curso Técnico em Biotecnologia do IFRS – Campus Porto Alegre, Jisette González Núñez, recebeu o Prêmio Jovem Cientista, entregue pela Assembleia Legislativa (AL) do Rio Grande do Sul, em cerimônia realizada na tarde de quarta-feira, 22 de junho, na sala da presidência da AL.

A premiação foi conferida aos três estudantes que obtiveram as melhores pontuações nos projetos apresentados durante o evento da 30ª Mostratec – Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, em Novo Hamburgo/RS, realizada em 2015. A distinção tem como objetivo estimular os jovem para que sigam na carreira científica.

Jisette conquistou o 1º lugar na premiação. Durante a Mostratec 2015, ela apresentou o projeto Influência do extrato bruto aquoso de E. unilfora L em células de câncer de colo uterino humano, fruto de estudos realizados pelo grupo de pesquisa NIEB (Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Biotecnologia), do IFRS, na linha de pesquisa “Propriedades anti-neoplásicas de biocompostos”. A estudante é bolsista de pesquisa do IFRS – Campus Porto Alegre, orientada pela professora do Alessandra Nejar Bruno.

Durante a cerimônia na AL, a primeira colocada do Prêmio Jovem Cientista agradeceu o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido e o estímulo dado pela Assembleia Legislativa para a continuidade das pesquisas. Ao ser questionada sobre o segredo para vencer o prêmio: “Não tem segredo. O principal é gostar do que se está pesquisando e ir atrás daquilo que se acredita”, destacou a estudante.

As outras duas estudantes agraciadas com o prêmio foram Jaqueline Dahmer Steffenon e Vitória Müller Gerst, ambas da Fundação Liberato. As três vencedoras receberão passagens e hospedagem para a 68ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontece de 3 a 9 de julho de 2016, na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), em Porto Seguro/BA.

Fomento à pesquisa

O Prêmio Jovem Cientista, criado pelo Parlamento gaúcho em 2009 e regulamentado em 2010, consiste na viabilização da participação dos estudantes no maior evento científico do País (e um dos maiores do mundo), a Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), assegurando passagens aéreas e hospedagem.

Jisette (centro) recebeu o Prêmio Jovem Cientista

Jisette (centro) foi 1º lugar no Prêmio Jovem Cientista

(Informações: Agência ALRS / Foto: Guerreiro | Agência ALRS)

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Porto Alegre