Criador de estilo para template do site.

Você está vendo uma versão desatualizada do site IFRS POA.

Clique aqui para visualizar o site novo.

Dia 21/9 teve MakerDay – Maratona Maker Intel no PoaLab do Campus Porto Alegre

Na última quinta-feira, 21 de setembro, ocorreu no PoaLab – Laboratório de Fabricação Digital do IFRS – Campus Porto Alegre, o evento MakerDay – Maratona Maker Intel, patrocinado pela Intel®. A atividade contou com a participação de duas turmas, uma pela manhã, das 8h30 às 12h, e outra a tarde das 13h30 às 17h.

Segundo o professor do Campus Porto Alegre André Peres, coordenador do PoaLab, nesse evento, destinado a estudantes entre 10 a 18 anos matriculados em escolas públicas, a Intel® fornece kits de prototipação rápida, equipamentos eletrônicos para a atividade que tem duração entre 3-4 horas, na qual quem vem participar tem que criar algum produto que vá ajudar alguém.

As inscrições foram abertas na internet, por meio de divulgação de formulário no site e página no Facebook do Poalab. Durante a oficina, os participantes utilizam os kits fornecidos pela Intel® para resolver algum problema.

“Tem gente de vários lugares participando. Eles definem quem querem ajudar, com o que querem ajudar, e têm que desenvolver a ideia; não chegam a desenvolver o protótipo por causa do tempo, mas eles desenvolvem a ideia utilizando esses dispositivos eletrônicos”, explica o professor.

No MakerDay os participantes foram orientados pela monitora Marcela, representante desse projeto da Intel® em Porto Alegre. Ela conheceu o PoaLab e foi a partir de então que chegou-se nessa parceria que proporcionou a realização do evento no IFRS.

MakerDay e a Maratona Maker Intel®

O MakerDay é um evento de extensão vinculado ao programa de extensão PoaLab – Laboratório de Fabricação Digital do IFRS – Campus Porto Alegre. São oficinas que acontecem durante o ano para incentivar crianças e jovens a construir com suas próprias mãos soluções para seus problemas diários no modelo “faça você mesmo”.

Estas oficinas preparam os jovens para participarem de um evento maior, promovido pela Intel, chamado de Maratona Maker, que constitui uma competição que tem por objetivo promover e estimular a criação de projetos baseados na arquitetura Intel® e foco em internet das coisas (“IOT”), que possam ser relevantes para resolver problemas da comunidade. Podem participar jovens do ensino fundamental e médio, com idades entre 10 e 18 anos, oriundos da rede pública de ensino.

A Maratona Maker Intel trata-se de uma série de oficinas para incentivar crianças e jovens a construir soluções para seus problemas diários usando Internet das Coisas, promovida pela multinacional Intel® Corporation, empresa de tecnologia fabricante de circuitos integrados como microprocessadores e outros chipsets. Saiba mais no site www.maratonamaker.com.

Durante o evento a Intel faz uma seleção de 50 projetos, e dá os kits para desenvolvê-los; ao final ela seleciona alguns para ir para evento em São Paulo, e os três melhores do Brasil vão para um evento da empresa nos Estados Unidos.

Conforme Peres, “A ideia deles é fazer acontecer, criar projetos utilizando os equipamentos e selecionar os melhores. A Intel quer promover a plataforma aberta Arduino dela, então convida pessoas para trabalharem com essa plataforma durante um turno, e os melhores projetos vão escalando até chegarem no evento para apresentar nos EUA.”

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Porto Alegre

Rua Cel. Vicente, 281 | Bairro Centro Histórico | CEP 90.030-041 | Porto Alegre/RS

E-mail: gabinete@poa.ifrs.edu.br | Telefone: (51) 3930-6002