Criador de estilo para template do site.

Você está vendo uma versão desatualizada do site IFRS POA.

Clique aqui para visualizar o site novo.

Entrada franca: Recital “Cataventos” no Espaço Prelúdio, dia 16 de dezembro de 2015, às 19h.

Alunos e professores do Projeto Prelúdio e do Curso Técnico em Instrumento Musical juntam-se ao compositor da série Cataventos para apresentar um recital comentado da série, composta em 1997 para alunos e professores do Projeto Prelúdio.

Fernando Mattos – músico instrumentista, compositor e professor, hoje vinculado ao Departamento de Música da UFRGS – compôs em 1997 uma série de 7 peças para flautas doces, dedicada a alunos, grupos e professores do Projeto Prelúdio de então.

As peças, que podem ser tocadas isoladamente ou acompanhadas de outras da série, tornaram-se repertório frequente entre flautistas, para além do contexto do Projeto Prelúdio e foram publicadas na Alemanha, dentro da série Brasiliana, da editora Tre Fontane.

Para este evento alunos e professores de flauta doce do Projeto Prelúdio atual juntam-se a alunos de flauta doce do Curso Técnico em Instrumento Musical do Campus Porto Alegre para apresentar ao público a série integral e pela primeira vez, Cataventos VIII, composta especialmente para a ocasião. O compositor estará presente e fará comentários sobre as peças.

O recital ocorre no dia 16 de dezembro, às 19h, no Estúdio 1 do Espaço Prelúdio, tem entrada franca e é aberto ao público.

Para saber mais:

SOBRE A SÉRIE CATAVENTOS

“Os Cataventos foram inspirados pelos poemas de Mario Quintana, no livro A Rua dos Cataventos (no título da música, usei a grafia da edição original do livro). Sem a intenção de descrever as poesias, era o clima geral dos poemas de Quintana que flutuava em minha mente enquanto escrevia a música.

Cada música foi escrita como uma peça isolada, que também poderia ser tocada conjuntamente com outras da série. Algumas fazem alusão à música ocidental, outras carregam sonoridades da música brasileira ou da música antiga para conjunto de flautas, outras foram concebidas apenas pelo prazer de ouvir a sonoridade de duas, três ou quatro flautas em conjunto.

A série original foi escrita 1997 para os professores e alunos do Projeto Prelúdio, sendo que neste ano de 2015 escrevi o Cataventos VIII, dedicado à professora Cláudia Schreiner, especialmente para ser estreado neste recital.” Fernando Mattos, dezembro de 2015

SOBRE FERNANDO MATTOS

Nascido em Porto Alegre, Fernando Lewis de Mattos é doutor em música pela UFRGS, onde integra o quadro de professores do Departamento de Música. Compositor com trabalhos para diferentes formações vocais e instrumentais, participação em trilhas sonoras para teatro, vídeo e cinema e produção de material sonoro para exposições, também se dedica à pesquisa e interpretação de música antiga e contemporânea, através de instrumentos de cordas pinçadas (diferentes tipos de alaúde, viola e violão). Em atuações como solista, em grupos de câmara e em orquestras barrocas, com apresentações ao vivo e gravações, tem participação em vários trabalhos premiados, desde 1992.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Porto Alegre

Rua Cel. Vicente, 281 | Bairro Centro Histórico | CEP 90.030-041 | Porto Alegre/RS

E-mail: gabinete@poa.ifrs.edu.br | Telefone: (51) 3930-6002