NEAD

E-mail: marcia.moraes@poa.ifrs.edu.br
E-mail: anderson.correa@poa.ifrs.edu.br

Finalidade do NEAD

Fomentar a criação de objetos de aprendizagem através da amostragem de recursos multimídia em apoio aos professores e alunos do IFRS Campus Porto Alegre, para flexibilizar os métodos de ensino-aprendizagem.

Objetivos do NEAD
  • Capacitar os professores e tutores do Campus no manuseio das ferramentas mais usadas no Ensino a Distância.
  • Possibilitar aos professores do Campus ministrarem 20% de suas disciplinas à distância.
  • Manter o público docente e discente do Campus atualizados com novas ferramentas usadas no mercado, através de pesquisa contínua.

Projetos do NEAD
  • Montagem de um laboratório para o Núcleo de EAD, visando a elaboração de Objetos de Aprendizagem
  • Capacitação dos professores do Campus
  • Capacitação de tutores dos cursos de Biotecnologia, Monitoramento Ambiental e Sistemas de Informação (em andamento)

Ferramentas e recursos já estudados no NEAD
  • Power Point  Avançado
  • Transformação de Power Point em PDF e HTML
  • Mapeamento de Imagens (Mapedit)
  • Montagem de Gifs Animados (Gif Movie Gear)
  • Editor de Vídeo (Windows Movie Maker)
  • Editor de Som (Audacity)
  • Presenter (ferramenta do Breeze), trabalha incorporada ao Power Point, fazendo o sincronismo de som com as animações. Possui recursos interessantes, produzindo uma apresentação mais elaborada.
  • Montagem de Tutoriais (Wink 2.0)