Criador de estilo para template do site.

Você está vendo uma versão desatualizada do site IFRS POA.

Clique aqui para visualizar o site novo.

Objetivos da Secretaria Acadêmica

 

É tarefa de todos que atuam na unidade acadêmica participar de sua organização. A divisão de responsabilidades e a conjugação de esforços são atitudes indispensáveis para o êxito das ações desenvolvidas na unidade acadêmica. Assim sendo, o planejamento, a execução e a avaliação são ações que devem ser realizadas em conjunto por todos, de forma que seus reflexos sejam percebidos por toda a comunidade acadêmica.

A Secretaria Acadêmica é o setor componente da unidade acadêmica responsável pela documentação sistemática da vida acadêmica em seu conjunto. Tem por finalidade organizar, sistematizar, registrar e documentar todos os fenômenos que se processam no âmbito da unidade acadêmica, da vida acadêmica do aluno, na Instituição de Ensino, tornando viável seu funcionamento administrativo e garantindo sua legalidade e a validade de seus atos.

Exaltar a importância que tem a documentação em qualquer atividade humana organizada pode ser algo desnecessário. Basta lembrar da importância que tem para nós, hoje, os documentos que nos são outorgados, para perceber-se o quanto de valor há nos registros e anotações feitos pela Secretaria de uma instituição de ensino. Os documentos que expede assumem caráter de testemunho, de prova, que acompanhará o aluno e influenciará sua vida de forma significativa.

Há, ainda, um outro aspecto da documentação: o registro das atividades didático-pedagógicas, desenvolvidas pela unidade acadêmica com todas as suas implicações. Uma unidade acadêmica passa por constantes mutações, e as etapas dessas transformações devem ser retratadas em benefício de seu próprio crescimento e desenvolvimento, já que a reflexão ordenada sobre o passado é indispensável para o replanejamento que visa ao aperfeiçoamento.

Nesse sentido, ressaltamos a importância significativa da função da Secretaria Acadêmica como um todo, devendo ser salientados nesta tarefa alguns itens importantes como:

  • Registro acadêmico e arquivo dos alunos;
  • Emissão de diplomas e certificados;
  • Os fatos cotidianos;
  • O trabalho bem feito e o respeito pelo outro;
  • A política de igualdade, valorizar o próprio trabalho e o trabalho dos outros (“saber ser”, “saber fazer”, “saber conviver”).

 

Portanto o nosso trabalho como Secretaria só será eficiente se trabalharmos interligados com as Coordenadorias de Ensino e de Tecnologia da Informação, que nos são indispensáveis como norteadores e de suporte. A Coordenadoria de Ensino coordenando e sistematizando o ensino ministrado, tendo em vista os objetivos dos diferentes cursos previstos e a Coordenadoria de TI dando o suporte indispensável a toda essa estrutura.

E, por fim, nosso trabalho terá total êxito com a contribuição indispensável do nosso corpo docente com os seus registros acadêmicos, ou Diários de Classe, que é o documento fundamental para registro do diagnóstico inicial da turma, frequência do aluno, planejamento, avaliações e relatório final do trabalho do professor, bem como o cumprimento da carga horária da matriz curricular. O Diário de Classe é o documento de escrituração acadêmica coletivo, em que devem ser registrados, sistematicamente, as atividades desenvolvidas com a turma e o resultado do desempenho e frequência dos alunos, de responsabilidade dos docentes.

Sendo assim, pedimos o apoio de todos para que o nosso trabalho tenha eficácia e que os resultados sejam percebidos por toda a comunidade acadêmica.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Porto Alegre

Rua Cel. Vicente, 281 | Bairro Centro Histórico | CEP 90.030-041 | Porto Alegre/RS

E-mail: gabinete@poa.ifrs.edu.br | Telefone: (51) 3930-6002