Criador de estilo para template do site.

Você está vendo uma versão desatualizada do site IFRS POA.

Clique aqui para visualizar o site novo.

PARFOR

 


CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

Prezados (as),

Informamos que as pré-inscrições nos cursos do Parfor ofertados na Plataforma Freire serão prorrogadas até o dia 16/03/2015, conforme calendário disponível no link: http://freire.capes.gov.br/index/calendario. Com isso a validação só começará no dia 17/03/2015.

Assim, aqueles professores que ainda desejarem realizar a sua pré-inscrição nos cursos ofertados, poderão fazê-la até essa data.

CALENDÁRIO

Pré-inscrição dos professores e profissionais da Educação da rede pública de educação básica:
20/01/2015 a 16/03/2015
Análise e validação das pré-inscrições pelas secretarias de educação estaduais, municipais e do Distrito Federal e pelos Institutos Federais:
17/03/2015 a 24/04/2015
Disponibilização da relação de pré-inscritos validados:
24/4/2015
Período de seleção, pelas IES, dos Docentes e Profissionais da Educação candidatos às vagas remanescentes, se for o caso:
27/04/2015 a 15/05/2015
Período de matrícula e registro, pelas IES, dos Docentes em Exercício na rede pública:
18/05/2015 a 24/05/2015


 

Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE

A partir de 2007, os estados e municípios brasileiros, com a adesão ao Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE, elaboraram seus Planos de Ações Articuladas – PAR, contendo diagnósticos dos sistemas locais e as demandas por formação de professores. Por meio do Decreto nº 6.755, de janeiro de 2009, o MEC instituiu a Política Nacional de Formação dos Profissionais do Magistério da Educação Básica, com a finalidade de organizar os Planos Estratégicos da formação inicial e continuada, com base em arranjos educacionais acordados nos Fóruns Estaduais Permanentes de Apoio à Formação Docente.

Cumprindo o Decreto 6.755, o MEC delegou à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes, a responsabilidade pela indução, fomento e avaliação dos cursos no âmbito do PARFOR. Todas as licenciaturas das áreas de conhecimento da educação básica serão ministrados no PARFOR, nas modalidades presencial e a distância: cursos de 1ª Licenciatura para professores sem graduação, de 2ª Licenciatura para licenciados atuando fora da área de formação e de Formação Pedagógica, para bacharéis sem licenciatura.

 

Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR

O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR é resultado de um conjunto de ações do Ministério da Educação – MEC, em colaboração com as secretarias de educação dos estados e municípios e as instituições públicas de educação superior neles sediadas, para ministrar cursos superiores gratuitos e de qualidade a professores em exercício das escolas públicas sem formação adequada à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB, de dezembro de 1996.

 

Processo de composição de turmas

Para executar o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, a Plataforma Freire conta com quatro atores:

  • 1) o professor que indica o curso que deseja fazer;
  • 2) a secretaria estadual ou municipal que valida a inscrição e autoriza a participação no curso;
  • 3) a rede de instituições públicas de ensino superior que matricula e faz a formação;
  • 4) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que coordena todo o processo e avalia a qualidade.

 

  • Maiores informações: http://www.capes.gov.br/educacao-basica/parfor
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Porto Alegre

    Rua Cel. Vicente, 281 | Bairro Centro Histórico | CEP 90.030-041 | Porto Alegre/RS

    E-mail: gabinete@poa.ifrs.edu.br | Telefone: (51) 3930-6002