Criador de estilo para template do site.

Você está vendo uma versão desatualizada do site IFRS POA.

Clique aqui para visualizar o site novo.

Estágio Curricular Não Obrigatório

 

  • Remunerado
  • Direito a férias (30 dias se permanecer por período igual ou maior que 1 ano)
  • Plano de atividades com acompanhamento de professor-orientador
  • Cumprimento aos mesmos DEVERES do Estágio Curricular Obrigatório (ex.: assiduidade, pontualidade, responsabilidade, disciplina, etc.)
  •  

    IMPORTANTE: o novo REGULAMENTO DOS ESTÁGIOS NÃO OBRIGATÓRIOS DO IFRS – CÂMPUS PORTO ALEGRE é válido a partir desse semestre e apenas para os casos de renovação de estágio ou um segundo estágio. NÃO É VÁLIDO PARA O PRIMEIRO ESTÁGIO.

    ATENÇÃO: os alunos que efetuarem o trancamento das disciplinas, dentro do prazo estipulado pela Coordenação de Ensino, não terão essas disciplinas computadas no percentual de reprovação usado para a renovação de estágio ou o segundo estágio. Por isso aconselha-se usar o trancamento ao invés de abandonar a disciplina, assim não incorrendo em impedimento de registro de estágio por falta de aproveitamento, conforme definido pela Resolução 014/2013.

    Segue excerto da Resolução:

    CAPÍTULO II
    DA ORGANIZAÇÃO

    Art. 3º – O Núcleo de Estágios é o setor responsável pela organização e registros referentes aos estágios curriculares não obrigatórios.

    Art. 4º – Poderão estagiar estudantes regularmente matriculados e que atendam aos seguintes requisitos mínimos:

    I – apresentar frequência regular, a ser comprovada sempre que iniciar ou renovar o estágio, conforme verificação no Campus Digital ou através de formulário específico disponibilizado pelo Núcleo de Estágios;

    II – em caso de renovação de estágio ou ao iniciar o segundo estágio, o aluno não poderá apresentar reprovação nas disciplinas em que esteve matriculado no semestre imediatamente anterior, conforme segue:

    a) se matriculado em até 4 (quatro) disciplinas, apenas poderá apresentar reprovação em uma delas;

    b) se matriculado de 4 (quatro) até 8 (oito) disciplinas, apenas poderá apresentar reprovação em 2 (duas) disciplinas;

    c) se matriculado em mais de 8 (oito) disciplinas, apenas poderá apresentar reprovação em 3 (três) disciplinas.

    III – o aluno só poderá reprovar na mesma disciplina uma única vez, sob pena de ter a renovação ou registro de um novo estágio recusado pelo IFRS – Câmpus Porto Alegre;

    IV – apresentar plano de atividades, com concordância do professor orientador do curso em que estiver regularmente matriculado.

    § 1°. Para efeitos do disposto no inciso I deste artigo, considerar-se-á frequência regular a presença mínima de 75% (setenta e cinco por cento), no caso de alunos de cursos técnicos, e de 50% (cinquenta por cento), no caso de alunos do Proeja, ao término do primeiro mês letivo corrente.

    § 2°. Caso não preenchida a frequência no Campus Digital pelo professor, este deverá preencher formulário específico fornecido pelo Núcleo de Estágios.

    § 3°. Nas hipóteses relacionadas no inciso II, o estudante poderá solicitar reconsideração, por meio de processo acadêmico, com justificativa e/ou documentação comprobatória para análise e parecer do Colegiado de Curso, a ser ratificado pelo Coordenador do Núcleo de Estágios.

    § 3°. Nas hipóteses relacionadas no inciso II e III, o estudante poderá solicitar reconsideração, por meio de processo acadêmico, com justificativa e/ou documentação comprobatória para análise e parecer do Colegiado de Curso, a ser ratificado pelo Coordenador do Núcleo de Estágios. (Redação dada pela Resolução n° 017, de 27.11.2013)

    § 4°. O Colegiado de Curso terá até dez dias para análise e emissão de parecer do processo.

    Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Porto Alegre

    Rua Cel. Vicente, 281 | Bairro Centro Histórico | CEP 90.030-041 | Porto Alegre/RS

    E-mail: gabinete@poa.ifrs.edu.br | Telefone: (51) 3930-6002