Cursos e oficinas de extensão em música 2011

Público alvo: membros da comunidade em geral, com idades entre 05 e 17 anos
Modalidades de cursos: Iniciação, Básico e Avançado
Forma de ingresso: sorteio (cursos de Iniciação) e teste (demais cursos)
Duração: 32 semanas (todos os cursos)
Total de vagas: 378
Período de inscrições: 16 a 25 de março de 2011

Mais informações em www2.poa.ifrs.edu.br ou pelo fone (51) 3084-0050

Os cursos de extensão em música do Projeto Prelúdio têm a proposta de desenvolver a musicalidade de crianças e jovens, ensinando-as a cantar, tocar e integrar a música a sua alegria de viver (KIEFER 1984).

É com base na crença da importância de uma sólida formação musical para aqueles que estão em idade escolar que o Projeto Prelúdio, anteriormente vinculado à UFRGS e agora pedagógica e institucionalmente reestruturado mediante vinculação a Coordenadoria de Extensão do IFRS – Campus Porto Alegre, busca oferecer cursos de extensão em música para crianças e jovens.

Oferecidos anualmente e divididos em três módulos, Iniciação, Básico e Avançado, sendo a forma de ingresso por sorteio (cursos de Iniciação) e Teste de Conhecimentos e Habilidades Musicais (demais cursos). Alunos certificados em 2010 tem sua vaga garantida, desde que se inscrevam em tempo hábil.

Com 378 vagas abertas, os cursos oferecidos em 2011 possuem a duração de 36 semanas e são os seguintes:

Iniciação Musical, nível iniciação, para alunos de 05 a 06 anos de idade;

Iniciação à Flauta Doce, nível iniciação, para alunos de 06 a 12 anos de idade;

Iniciação ao Violão, nível iniciação, para alunos de 09 aos 14 anos de idade;

Flauta Doce, nível básico, para alunos de 06 aos 15 anos de idade;

Violão, nível básico, para alunos de 06 aos 15 anos de idade;

Flauta Doce e Prática de Conjunto, nível avançado, para alunos de 13 a 17 anos de idade;

Violão e Prática de Conjunto, nível avançado, para alunos de 13 a 17 anos de idade.

O Projeto Prelúdio também oferece uma série de atividades em forma de oficinas, que caracterizam-se pela participação dos alunos dos cursos de extensão em práticas musicais em grupo. A participação nestas oficinas, porém, não é restrita aos alunos matriculados nos cursos, recebendo assim, outros participantes da comunidade em geral. Esta participação, porém, fica condicionada, pois a oficina que não tiver suas vagas preenchidas por alunos matriculados nos Cursos de Extensão em Música 2011, poderá receber, por intermédio de Teste de Conhecimentos e Habilidades Musicais.

As oficinas oferecidas em 2011 são as seguintes:

Orquestra Infantil

Coro Infantil