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Licenciatura em Pedagogia

 

Área: Educação
Ingresso: pelo Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), destinado a professores da rede pública. Noturno.
Duração: 8 semestres
Carga horária: 3380 horas
O Curso de Licenciatura em Pedagogia apresenta as seguintes características:
  • O Curso foi organizado de forma a contemplar:
  • Um núcleo de formação geral (correspondente aos estudos básicos);
  • Um núcleo de formação em gestão para a educação (correspondente aos estudos diversificados e aprofundamento);
  • Um núcleo de formação integrada (correspondente aos estudos integradores).
  • O professor egresso deste Curso terá uma formação diferenciada em que merecem destaque alguns aspectos:
  • atuar com ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa, equânime, igualitária;
  • compreender, cuidar e educar crianças de zero a cinco anos, de forma a contribuir, para o seu desenvolvimento nas dimensões, entre outras, física, psicológica, intelectual, social;
  • fortalecer o desenvolvimento e as aprendizagens de crianças do Ensino Fundamental, assim como daqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria;
  • trabalhar, em espaços escolares e não-escolares, na promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo;
  • reconhecer e respeitar as manifestações e necessidades físicas, cognitivas, emocionais, afetivas dos educandos nas suas relações individuais e coletivas;
  • ensinar Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes, Educação Física, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano nos anos iniciais do Ensino Fundamental;
  • relacionar as linguagens dos meios de comunicação à educação, nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas;
  • promover e facilitar relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade;
  • identificar problemas socioculturais e educacionais com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, com vistas a contribuir para superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas e outras;
  • demonstrar consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais, escolhas sexuais, entre outras;
  • desenvolver trabalho em equipe, estabelecendo diálogo entre a área educacional e as demais áreas do conhecimento;
  • participar da gestão das instituições contribuindo para elaboração, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação do projeto pedagógico;
  • participar da gestão das instituições planejando, executando, acompanhando e avaliando projetos e programas educacionais, em ambientes escolares e não-escolares;
  • realizar pesquisas que proporcionem conhecimentos, entre outros: sobre alunos e alunas e a realidade sociocultural em que estes desenvolvem suas experiências não escolares; sobre processos de ensinar e de aprender, em diferentes meios ambiental-ecológicos; sobre propostas curriculares; e sobre organização do trabalho educativo e práticas pedagógicas;
  • utilizar, com propriedade, instrumentos próprios para construção de conhecimentos pedagógicos e científicos;
  • estudar, aplicar criticamente as diretrizes curriculares e outras determinações legais que lhe caiba implantar, executar, avaliar e encaminhar o resultado de sua avaliação às instâncias competentes.
  • exercer funções de magistério na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental e nos cursos de Ensino Médio (Modalidade Curso Normal).
  • Coordenação do Curso:
    Profª Josiane Carolina Soares Ramos
    E-mail da Coordenação:
    josiane.ramos@poa.ifrs.edu.br
    Documentos:
  • Projeto Pedagógico do curso
  • Matriz Curricular
  • Resolução nº 004/2012, que estabelece a regulamentação dos estágios supervisionados de docência dos Cursos de Licenciatura do IFRS – Câmpus Porto Alegre
  • Resolução nº 011/2012, que aprova o Regulamento que normatiza as atividades referentes ao TCC dos cursos de licenciaturas do IFRS-POA
  • Resolução nº 020A/2014, que aprova o Regulamento de Atividades Complementares dos Cursos Superiores do IFRS – Câmpus Porto Alegre.
  • Regulamento de Atividades Complementares dos Cursos Superiores do IFRS – Câmpus Porto Alegre
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Porto Alegre

    Rua Cel. Vicente, 281 | Bairro Centro Histórico | CEP 90.030-041 | Porto Alegre/RS

    E-mail: gabinete@poa.ifrs.edu.br | Telefone: (51) 3930-6002