“Relações de Gênero e a Educação” foram temas de debate no Fórum Permanente de Formação

No dia 31 de maio, foi realizado no Campus Porto Alegre do IFRS o Fórum Permanente de Formação. Tendo como tema as “Relações de Gênero e a Educação”, a Profª Drª Liliane Madruga Prestes e a Profª Msª Daniela Conegatti apresentaram a proposta de criação do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade (NEPGES).

As pesquisadoras falaram sobre os objetivos e ações a serem desencadeadas pelo Núcleo, dentre as quais foi destacada a adesão do TransENEM, curso popular preparatório para o Exame Nacional de Ensino Médio, dedicado especificamente ao público transgênero (transexuais, travestis e pessoas não-binárias). A partir do dia 02 de junho, as aulas do TransENEM ocorrerão no Campus Porto Alegre, contribuindo com esta ação social inclusiva.

Durante a formação, foram apresentados estudos realizados a respeito de gênero e sexualidade (conceitos, cotidiano escolar, violência, transfobia e homofobia), estimulando a realização de novos estudos no NEPGES sobre as referidas temáticas.

IMG_9653   IMG_9657   IMG_9656   IMG_9655