Feira de Trocas Solidárias movimentou o Campus no dia 9 de junho

Na última quinta-feira, 9 de junho, o átrio do Campus Porto Alegre serviu como um espaço para trocas de produtos, serviços e saberes, com base nos princípios da economia solidária e respeito à natureza: a 4ª Feira de Trocas Solidárias, que trouxe a oportunidade dos participantes vivenciarem uma experiência comercial que substitui as ideias de lucro, acumulação e competição pelas de solidariedade e cooperação.

Nos turnos da manhã e da noite, o público presente, entre comunidade interna e externa, circulou pela feira, que contou ainda com atividades culturais, lanche coletivo, e também coleta de resíduos eletrônicos, pilhas, baterias, chapas de raio x, medicamentos (vencidos ou não) e óleo de cozinha usado.

Para as trocas, eram aceitos produtos em bom estado (ex: roupas, calçados, acessório, livros, cds, dvds, bijuterias, objetos de decoração, alimentos caseiros etc.), serviços (ex. manicure, corte de cabelo, passeio com animais etc.) e saberes (ex. aulas de violão, aulas de escalada, aula experimental de patinação, aula de brigadeiro, conversação em inglês etc.). A “negociação” era mediada por moeda social criada para a Feira (sem uso da moeda oficial brasileira).

A Feira de Trocas Solidárias teve parceria com o Programa Permanente de Ensino de Línguas e Literatura (PROPEL), com o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) e com o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) e com a Incubadora Tecno-Social do IFRS – Campus Porto Alegre.

Esta é uma ação de extensão que já acontece há quatro anos, realizada em conjunto por professores, técnicos-administrativos e alunos do Campus. Coordenada pela professora Helen Scorsatto Ortiz, a equipe organizadora é formada por alunos dos cursos Técnicos em Administração, Biotecnologia, Contabilidade, Meio Ambiente, Secretariado, Segurança do Trabalho, Transações Imobiliárias, Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental e do curso PROEJA Técnico em Administração, e servidores do campus.