Estudantes e professores canadenses em intercâmbio no Campus se despedem

Na manhã da última terça-feira, 7 de junho, o grupo de cinco estudantes canadenses de Informática da instituição Cégep de Sherbrooke (Quebec, Canadá) despediu-se de sua estadia de duas semanas no IFRS – Campus Porto Alegre. Charles-Olivier, Antoine, Justin, Benoit e Alex estiveram acompanhados pelos professores Julie Gagnon e Simon Dufour, participando de um intercâmbio no contexto do projeto de pesquisa “Qualidade da Água”, que envolve a cooperação das áreas de Informática e Ciências Ambientais.

Durante o período, eles trabalharam no Projeto ClouDIA (Cloud Data Integration and Analysis = Integração e Análise de dados em nuvem). Este projeto interdisciplinar envolvendo as áreas de tecnologia computacional e meio ambiente que tem como objetivo o desenvolvimento de uma estrutura tecnológica capaz de realizar o monitoramento da qualidade da água de forma constante, disponibilizando os dados em tempo real através da internet. O trabalho deles ainda aproveitou o convênio que o IFRS tem com o Grêmio Náutico União, para estudar a Ilha do Pavão.

Os professores ainda ficarão por mais alguns dias antes de retornarem ao Canadá, e Justin Brulôtte, um dos estudantes, ficará mais dois meses estagiando em uma empresa de informática.

A professora Julie Gagnon, além de atuar no projeto, ainda ficou quatro meses dando aulas nos cursos de Informática e ministrou um curso Básico de Francês a alunos e servidores do IFRS e público externo.

Durante o evento de despedida, realizado no auditório do 9º andar, o grupo apresentou resultados alcançados na visita deste ano, dando continuidade aos trabalhos de pesquisa que já vêm sendo realizados em parceria entre o IFRS e Cégep de Sherbrooke, desde 2011.

O diretor-geral do Campus Porto Alegre, professor Marcelo Schmitt, participou da atividade e, na ocasião, em nome do campus despediu-se agradecendo ao grupo pela visita à instituição e novas contribuições trazidas pelos estudos realizados durante o projeto.

A visita do grupo canadense contempla a continuação das atividades de cooperação internacional iniciada pelo IFRS em 2011, como parte de um convênio do Instituto com o Cégep de Sherbrooke, assinado em outubro de 2010 entre os reitores das duas instituições. O campus já recebeu estudantes canadenses do Cégep em 2011, 2012, 2013, 2014 e 2015.