Criador de estilo para template do site.

Você está vendo uma versão desatualizada do site IFRS POA.

Clique aqui para visualizar o site novo.

Diretores-gerais de campi tomam posse e pró-reitores da nova gestão são nomeados

Em um evento marcado por agradecimentos e reafirmação de compromissos, ocorreu na tarde desta quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016, a posse dos nove diretores-gerais de campi do IFRS eleitos em outubro de 2015 e a nomeação dos pró-reitores da nova gestão. A solenidade foi realizada no Campus Bento Gonçalves.

Para registrar o início da nova gestão nos campi, assinaram o termo de posse os diretores-gerais Marcelo Augusto Rauh Schmitt (Campus Porto Alegre), Soeni Bellé (Campus Bento Gonçalves), Mariano Nicolao (Campus Canoas), Juliano Cantarelli Toniolo (Campus Caxias do Sul), Eduardo Angonesi Predebon (Campus Erechim), Claudino Andrighetto (Campus Osório), Gleison Samuel do Nascimento (Campus Restinga), Alexandre Jesus da Silva Machado (Campus Rio Grande) e Odair José Spenthof (Campus Sertão).

Durante o evento, Marcelo Schmitt falou sobre as primeiras ações planejadas para a gestão: “Temos uma série de obras em finalização e os nossos primeiros passos serão fazer com que esses espaços sejam utilizados para salas de aulas, laboratórios. A outra coisa é fazer com que as pessoas participem mais, para termos um campus um pouco mais democrático nas decisões”.

Encerrando o mandato como diretor do campus, Paulo Roberto Sangoi, que ocupou o cargo por duas gestões, lembrou o crescimento do IFRS e da unidade: “Após quase oito anos frente à gestão, observamos os avanços significativos do Campus Porto Alegre em relação à Escola Técnica da Ufrgs. Na ocasião, tínhamos mais de 900 alunos e hoje temos em torno de 3.500; eram apenas 12 cursos técnicos e agora são 16, mais cinco cursos superiores, todos com avaliação de excelência (4 e 5), seis cursos de pós-graduação e um mestrado”.

Pró-reitores e reitor

Os pró-reitores que deixaram os cargos – Giovane Silveira Petiz (Administração), Amilton de Moura Figueiredo (Ensino) e Júlio Xandro Heck (Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação) – também relembraram as conquistas obtidas pela instituição nos últimos anos e agradeceram suas equipes e demais servidores da Reitoria e dos campi. Os pró-reitores que estão dando início a uma nova gestão – Viviane Silva Ramos (que se mantém na Extensão), Tatiana Weber (Administração), Clarice Monteiro Escott (Ensino), José Eli Santos dos Santos (Desenvolvimento Institucional) e Eduardo Girotto (Pequisa, Pós-Graduação e Inovação) – salientaram os desafios desta fase, devido ao difícil cenário econômico nacional, e reforçaram a necessidade de comprometimento e apoio de todos para fortalecer cada vez mais a instituição.

Em uma mensagem em vídeo, a professora Cláudia Schiedeck Soares de Souza, reitora da instituição de sua criação, em dezembro de 2008, até fevereiro de 2016, fez agradecimentos, lembrou os desafios e desejou sucesso aos novos gestores. “O IFRS chega a sua segunda fase, e eu tive o prazer de fazer, junto com toda a equipe que me acompanhou ao longo desses anos, uma gestão que foi relevante para a comunidade da região e do estado do Rio Grande do Sul. Conquistamos muitas coisas e este é um momento ímpar de uma instituição que respeita o processo democrático e elegeu um novo reitor para que possa dar seguimento a esse novo momento do IFRS.” Cláudia está nos Estados Unidos participando de programa de capacitação do Ministério da Educação e da Capes.

O reitor, Osvaldo Casares Pinto, que tomou posse em Brasília no dia 18 de fevereiro de 2016, salientou a importância do trabalho dos pró-reitores e dos diretores-gerais que finalizaram suas gestões para o crescimento e a consolidação do IFRS. Fez um agradecimento especial à Cláudia. “Começamos em 2008 como o menor dos Cefets (Centros Federais de Educação Tecnológicas) e hoje estamos entre os maiores e melhores Institutos Federais do país”, disse. Osvaldo reafirmou que os cinco princípios de gestão defendidos durante a campanha eleitoral serão balizadores da gestão: excelência, consolidação, valorização, integração e protagonismo.

Clique nas fotos para ampliar

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Porto Alegre

Rua Cel. Vicente, 281 | Bairro Centro Histórico | CEP 90.030-041 | Porto Alegre/RS

E-mail: gabinete@poa.ifrs.edu.br | Telefone: (51) 3930-6002