Criador de estilo para template do site.

Você está vendo uma versão desatualizada do site IFRS POA.

Clique aqui para visualizar o site novo.

Conexões entre acessibilidade, cultura, turismo e eventos foi tema de curso de extensão no Campus

Nos dias 7, 8, 9 e 14 de dezembro foi realizado no IFRS – Campus Porto Alegre o primeiro curso de extensão “Conexões entre acessibilidade, cultura, turismo e gestão de eventos”.

A atividade de caráter multidisciplinar foi desenvolvida por professores e alunos atuantes e/ou com experiência em diferentes áreas de conhecimento – Acessibilidade, Turismo, Cultura, Eventos, Biblioteconomia e Secretariado – e envolveu um grande público de alunos do IFRS e comunidade acadêmica interessada no assunto.

Entre os temas abordados, acessibilidade em eventos culturais/esportivos, turismo corporativo em Porto Alegre, recepção, atendimento, cerimonial público, protocolo, além de realização de oficinas de acessibilidade arquitetônica e língua estrangeira.

A abertura oficial do curso foi realizada na manhã do dia 7, pela diretora de Desenvolvimento Institucional do campus, professora Marcia Moraes, representando a Direção Geral. Na sequência, a palestra da professora do Campus Porto Alegre e Presidente da Comissão Brasileira de Acessibilidade Lizandra Estabel apresentou um estudo de caso sobre o evento das Paralímpiadas 2016 no Rio de Janeiro.

Logo depois, houve o relato do educador físico do Instituto Santa Luzia e técnico em Orientação e mobilidade Giovani Pilotti sobre sua experiência como voluntário dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, ele que também é membro do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). A manhã de atividades encerrou com uma oficina de projetos de eventos culturais ministrada pela professora do IFRS Luciana Sauer Fontana.

No dia 8, a programação incluiu, no turno da tarde, as oficinas de Espanhol, com a professora do IFRS Deise Friedrich, e Acessibilidade Arquitetônica, com Maria Claudia Bíssigo, também docente do IFRS. À noite, foi a vez da atividade Conversas Cruzadas: Turismo Corporativo, Eventos e Cerimonial e outras articulações, com a participação das professoras do IFRS Marina Cyrillo e Gleidhe Oliveira, falando sobre turismo de eventos e cerimonial, protocolo e eventos, e tendo ainda como convidados, realizando relatos de experiência, a participação por vídeo do turismólogo Rafael Bremer Cyrillo, do Intercity Hotel do Uruguai, e de Ismael de Assis, membro do cerimonial do governo do estado do Rio Grande do Sul.

As atividades do curso foram encerradas no dia 14/12, pela manhã, com a realização de oficina e apresentação de projetos de eventos culturais e corporativos, sob orientação da professora do IFRS Tissiane Dolci e demais professores envolvidos na organização do curso.

AVISO AOS PARTICIPANTES DO CURSO: As atividades do curso “Conexões entre acessibilidade, cultura, turismo e gestão de eventos” foram encerradas no dia 14/12, e o prazo para entrega da atividade à distância – ensaio de projeto – é até 21/12/16, somente pelo e-mail extensaoeeventos@gmail.com.

Galeria de fotos (créditos: Cristine Thomas, Lizandra Estabel, Juliana Moretto)

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Porto Alegre

Rua Cel. Vicente, 281 | Bairro Centro Histórico | CEP 90.030-041 | Porto Alegre/RS

E-mail: gabinete@poa.ifrs.edu.br | Telefone: (51) 3930-6002