Criador de estilo para template do site.

Você está vendo uma versão desatualizada do site IFRS POA.

Clique aqui para visualizar o site novo.

Acadêmicos do curso de Processos Gerenciais realizaram em maio visita técnica internacional no Uruguai

Entre os dias 12 e 14 de maio de 2016, alunos do curso superior de Tecnologia em Processos Gerenciais do IFRS – Campus Porto Alegre, realizaram uma visita técnica internacional a empresas, instituições de ensino e organizações governamentais sediadas em Montevidéu, no Uruguai. Participaram da comitiva 17 alunos, acompanhados por oito professores e um servidor técnico-administrativo.

A viagem, realizada como atividade acadêmica de ensino, ocorreu em sua quarta edição, oportunizando aos alunos, técnicos e docentes participantes, a realização de visitas técnicas, em âmbito internacional, focada na área de Administração, com especial atenção aos processos de Internacionalização, como atividade curricular do curso de Processos Gerenciais. A novidade deste ano foi a elaboração de um projeto de captação de recursos, desenvolvido pelos alunos, que garantiu o financiamento das despesas de viagem, incluindo o pagamento de parte do transporte internacional e as diárias no hotel.

O roteiro de visitas em Montevidéu, capital do Uruguai, país membro do Mercosul, incluiu a Embaixada do Brasil no Uruguai; a Universidad del Trabajo – UTU (Escuela Superior de Gastronomia y Turismo); o Banco de Seguros Del Estado; a Universidad Católica del Uruguay – UCU; Gráfica Garino; TA-TA S/A – Centro Logístico; Sinergia Cowork; e Hotel Intercity Montevidéu.

Segundo o professor Cláudio Farias, coordenador do curso e também participante da atividade, esta quarta edição da visita técnica internacional foi, novamente, uma excelente oportunidade de ampliação dos ensinamentos de sala de aula, além de conhecer as instituições visitadas e de poder ouvir profissionais qualificados e vinculados à discussão de internacionalização e da gestão empresarial.

“No início da organização da visita técnica internacional, solicitamos auxílio ao Consulado Geral do Uruguay em Porto Alegre, cuja equipe foi extremamente solícita e facilitou todo o processo de agendamento. Os relacionamentos gerados nas visitas anteriores também ajudaram na organização dessa atividade”, salienta Farias.

Nesse ano, pela segunda vez, as visitas foram organizadas de modo que reuniões de trabalho entre professores do IFRS e do Uruguai pudessem ocorrer. Nesse sentido, junto à UCU foram alinhavados quatro projetos de pesquisa internacional, envolvendo as duas instituições: um na área de empreendedorismo; um na área de enoturismo; um na área de tributação de pequenas empresas; e um na área de políticas públicas de estímulo ao turismo. Todas essas pesquisas se caracterizarão como estudos comparativos entre a realidade brasileira e uruguaia.

Além disso, buscou-se mais envolvimento com os professores da UTU, em especial com a área de turismo e gastronomia. Como resultado, foi gerada uma minuta de convênio, a ser assinado pelas duas instituições (IFRS e UTU), que possibilitará a realização de atividades conjuntas de ensino, pesquisa e extensão. E mais frutos vêm por aí: em 2016 já foi dadp início a um esboço de um projeto de formação docente, para professores de ambas as instituições.

“A avaliação da atividade foi positiva, pois possibilitou ampliar laços anteriormente estabelecidos, com instituições de ensino uruguaias, além dos novos contatos realizados, que possibilitaram o estabelecimento de parcerias institucionais, a serem concretizadas entre o IFRS e as instituições de ensino visitadas”, complementa o professor.

Para 2017 já está se programando a próxima edição da atividade, envolvendo, novamente, a participação ativa de alunos e professores nos projetos de captação de recursos para financiamento da ação. E também se iniciaram contatos com outras instituições internacionais, para ampliar nos próximos anos o raio de ação dessa atividade: pretende-se mirar outros países membros do Mercosul para visitar, em especial a Argentina e o Chile.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Porto Alegre

Rua Cel. Vicente, 281 | Bairro Centro Histórico | CEP 90.030-041 | Porto Alegre/RS

E-mail: gabinete@poa.ifrs.edu.br | Telefone: (51) 3930-6002