III Curso de Extensão Fundamentos de Bioinformática recebe inscrições até 10 de setembro

O Campus Porto Alegre do IFRS está oferecendo o III Curso de Extensão “Fundamentos de Bioinformática – Bancos de dados e programas de análise de sequências”. O curso é aberto ao público em geral, com foco nos estudantes de nível técnico ou superior das áreas Biológicas e da Saúde.

A participação no curso é gratuita. O período de inscrições é de 20 de agosto a 10 de setembro de 2015. A carga horária é de 20 horas e o curso ocorrerá nos dias 11/09, 18/09 e 25/09, 02/10 e 09/10 de 2015, sextas-feiras, das 13h30 min às 17h30 min, no laboratório de informática LAB 7C da sede Centro do Campus (Rua Coronel Vicente, 281, 7º andar, Centro, Porto Alegre/RS).

O curso será ministrado pelo biólogo Diego Hepp, doutor em Genética e Biologia Molecular e servidor do IFRS – Campus Porto Alegre e pela graduanda em Biologia Fernanda de Jesus Trindade, bolsista de iniciação científica no Laboratório de Biologia Genômica e Molecular da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

As inscrições devem ser realizadas enviando nome completo, CPF, telefone para contato e curso/instituição para o e-mail bioinfoifrs@gmail.com.

Sobre o curso

As informações genéticas obtidas através do sequenciamento do DNA dos organismos vem sendo armazenadas em Bancos de Dados de sequências que estão disponíveis para a utilização em pesquisas moleculares e aplicações em diferentes áreas.

A Bioinformática apresenta diversas ferramentas desenvolvidas para a análise e manipulação destas informações genéticas, permitindo a realização de grandes avanços científicos.

Serão apresentados os fundamentos da bioinformática, abordando a utilização dos bancos de dados de sequências e os principais programas de manipulação e análise de sequências de DNA, incluindo os mecanismos de busca, edição e alinhamento, além das suas utilizações na análise de genômas e na metagenômica e as aplicações biotecnológicas.

O curso tem por objetivo complementar o aprendizado dos estudantes da área das ciências biológicas no tema e permitir a sua capacitação para a realização de pesquisas na área por meio da integração do conteúdo teórico e de atividades práticas.

III_Curso_Bioinformatica_turma2015