Criador de estilo para template do site.

Você está vendo uma versão desatualizada do site IFRS POA.

Clique aqui para visualizar o site novo.

16ª Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão encerra com novo recorde de trabalhos inscritos

A 16ª Mostra de Pesquisa, Ensino e Extensão do IFRS – Campus Porto Alegre, realizada nos dias 28 e 29 de setembro de 2015, alcançou novo recorde: foram 184 trabalhos inscritos, sendo 179 aceitos para apresentação. Estes números ultrapassam os de todas as edições anteriores, como a mostra realizada ano passado, que contou com 160 trabalhos inscritos.

A edição deste ano trouxe o tema “Saberes e práticas contemporâneas”, e foi mais uma excelente demonstração do conhecimento produzido nas dimensões do ensino, da pesquisa e da extensão por parte de estudantes e professores de diversas instituições de Ensino Técnico e Superior, entre institutos federais, escolas técnicas e universidades.

Participaram nos três dias do evento, como apresentadores e/ou ouvintes, estudantes regularmente matriculados em instituições de Ensino Técnico e Superior de diversas regiões do estado. Foram 179 trabalhos apresentados nas modalidades Oral e Pôster, por alunos de cursos de Ensino Médio e Técnico, bem como do Ensino Superior, distribuídos nas áreas de Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas, Engenharias, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, e Lingüística, Letras e Artes.

A mostra, que ocorreu nas dependências da sede Centro do Campus Porto Alegre, teve início na manhã de segunda-feira, dia 28, e prosseguiu até a noite de terça-feira, dia 29, com a palestra de encerramento, às 19h no auditório do andar térreo. A solenidade de premiação dos trabalhos destaque no evento ocorreu no turno da tarde, às 16h, no mesmo local.

Os trabalhos premiados podem ser conferidos no link Trabalhos Premiados, no site do evento: mostra.poa.ifrs.edu.br.

Dois dias para compartilhar saberes e práticas contemporâneas

A solenidade de abertura da Mostra foi realizada no dia 28, às 9h, no novo Espaço Cultural (salão átrio) do Câmpus, com a participação do pró-reitor de Ensino do IFRS, Amilton Figueiredo, representando a reitora do IFRS, Cláudia Schiedeck Soares de Souza; do pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFRS, Julio Heck; do diretor-geral do Campus Porto Alegre, Paulo Sangoi; e da diretora de Pesquisa e Inovação do Câmpus e presidente da Comissão Organizadora da 15ª Mostra, Maria Cristina França. Fizeram-se presentes também a pró-reitora adjunta de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFRS, Clarice Escott; o pró-reitor adjunto Extensão do IFRS, Getúlio Stefanello; e a diretora de Extensão do Campus Porto Alegre, Cibele Schwanke.

Logo após as falas das autoridades, houve a apresentação do Coro Infantil do Projeto Prelúdio, regido pelo professor Iuri Correa. Após a abertura oficial, no Auditório do térreo aconteceu a palestra “Informação e Conhecimento: competências num mundo conectado”, com a professora Drª. Maria do Rocio Teixeira (Doutora em Educação em Ciências/UFRGS).

Na parte da tarde, às 13h, ocorreu o lançamento do livro “Vivências docentes: a experimentação nas escolas parceiras do PIBID/IFRS”, na Sala do Pibid. Às 14h, iniciaram-se as sessões de apresentação de trabalhos, que foram divididas durante os dois dias em diferentes horários e locais do Campus, estando entre as salas do 2º andar as apresentações Orais, e no Espaço Cultural do Térreo, as apresentações em pôster.

Na tarde de terça-feira, houve a palestra “BIOCONEXÕES: Artes, Yoga e Neurociências – Despertando emoções e habilidades para aprendizagens significativas”, ministrada pela professora Dra. Isabel Amaral Martins, Doutora em Ciências Biológicas/UFRGS e professora substituta no IFRS – Campus Porto Alegre. À noite, a palestra “Competência e Saberes: como avaliar?”, com a professora Dra. Luciana Calabró Berti (Doutora em Educação em Ciências/UFRGS), encerrou o evento.

Além das apresentações de trabalhos e palestras, a Mostra contou com atividades paralelas, entre elas exposições de programas e projetos de Extensão, como o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI), e de cursos e áreas acadêmicas do câmpus, como Informática, Ciências Biológicas, Segurança do Trabalho. Uma mesa-redonda na terça pela amanhã ainda abordou o assunto “Estudando no Exterior – Relato dos alunos participantes do Ciência Sem Fronteiras”.

O objetivo geral do evento foi contribuir para a difusão do conhecimento produzido nas dimensões do ensino, da pesquisa e da extensão no âmbito das instituições de Ensino Técnico e Superior.

A 16ª Mostra foi promovida pelas Diretorias de Pesquisa e Inovação, Ensino e Extensão do IFRS – Campus Porto Alegre, estando sua organização sob responsabilidade da Comissão Organizadora do evento.

Galeria de fotos:

Mais fotos estão disponíveis em: facebook.com/ifrspoa.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Porto Alegre

Rua Cel. Vicente, 281 | Bairro Centro Histórico | CEP 90.030-041 | Porto Alegre/RS

E-mail: gabinete@poa.ifrs.edu.br | Telefone: (51) 3930-6002